[weglot_switcher]

Alemanha e Dinamarca com mega-projeto eólico offshore para reduzir dependência da Rússia (com áudio)

Projeto prevê investimento de nove mil milhões de euros e vai ter capacidade para abastecer mais de quatro milhões de famílias.
29 Agosto 2022, 09h43

A Alemanha e a Dinamarca têm um mega-projeto eólico offshore no valor de nove mil milhões de euros para reduzir a dependência energética da Rússia.

A Ilha Energética de Bornholm vai ficar localizada no Mar Báltico e vai ligar várias centrais eólicas marítimas e distribuir a energia produzida pelos dois países.

O projeto vai gerar mais de três gigawatts por ano, o suficiente para abastecer 4,1 milhões de famílias, a partir de 2030, revela a “Bloomberg.

O investimento divide-se em três mil milhões de euros para a infraestrutura e seis mil milhões para a central eólica.

Depois de estar a funcionar, outros países bálticos e a Polónia vão ter a oportunidade de juntarem-se ao projeto.

A Comissão Europeia tem o objetivo de aumentar a capacidade eólica marítima dos atuais 12 gigawatts para 300 gigawatts até 2050.

“Vamos certificar-nos que vai ser um acordo lucrativo para os contribuintes. É preciso muita confiança e vontade entre os dois países para avançar com um projeto destes”, disse o ministro da Energia da Dinamarca Dan Joergensen.

As redes e a ligação a terra vão ser construídas pela empresa alemã de redes 50Hertz e a dinamarquesa Energinet que vão partilhar os custos e lucros desta parte do projeto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.