Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Janusz Wojciechowski: Sistema agroalimentar europeu não pode ficar refém da Rússia

Decorreu esta segunda-feira uma reunião de ministros da Agricultura da UE, em Bruxelas, na qual se discutiu a escassez e os preços elevados dos fertilizantes, no contexto marcado pela invasão russa da Ucrânia.

O acordo que permite a exportação de cereais ucranianos foi assinado em julho.
Alexey Malgavk/Reuters
Lusa 21 de Novembro de 2022 às 23:47
O comissário europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, declarou hoje que o sistema agroalimentar da União Europeia não pode ficar "refém" de Estados como a Federação Russa, de que depende em grande medida para ter fertilizantes.

"O nosso foco a longo prazo é o de ter êxito na transição verde dos nossos sistemas alimentares, da nossa agricultura e das nossas práticas de fertilização. Isto não só por razões ambientais ou climáticas, mas também para garantir a nossa autonomia estratégica e reduzir as nossas dependências", especificou Wojciechowski.

"Não podemos permitir que os nossos sistemas agroalimentares sejam reféns de países como a Federação Russa, que demonstraram que não são dignos de confiança", acrescentou.

O comissário fez estas declarações durante uma reunião de ministros da Agricultura da UE, realizada em Bruxelas, na qual se discutiu a escassez e os preços elevados dos fertilizantes, no contexto marcado pela invasão russa da Ucrânia.
Ver comentários
Saber mais Janusz Wojciechowski União Europeia Rússia política agricultura
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio