Barra Medialivre

Correio da Manhã

Especiais
4
Quer receber as últimas notícias no seu telemóvel ainda mais rápido? Siga aqui o ALERTA CM

A bicicleta no centro da rua: Associação promove a utilização da bicicleta como meio de transporte no dia a dia

Casa da Bicicleta alberga uma cicloficina comunitária e um repositório de bicicletas. Funciona como uma incubadora de ideias que tem a comunidade como foco principal.
David Monteiro 22 de Maio de 2023 às 01:30
Moradores da região juntam-se ao projeto de cultura solidária
Moradores da região juntam-se ao projeto de cultura solidária FOTO: marc Ricardo silva
Terra de canais e de moliceiros, Aveiro é conhecida como a Veneza de Portugal, mas são as bicicletas que a Ciclaveiro quer colocar no centro da cidade e tornar protagonistas. Com a promoção da mobilidade sustentável como principal missão, a Casa da Bicicleta nasceu em outubro de 2021. Um espaço aberto à comunidade, onde é possível aprender a andar de bicicleta, fazer reparações ou experimentar equipamentos. Tudo é possível neste espaço aberto a miúdos e graúdos.

“A Casa da Bicicleta como sede da Ciclaveiro e ponto de encontro tem projetos maiores: é uma verdadeira incubadora de ideias. Temos uma oficina comunitária, um ‘velocowork’ que acolhe vários projetos relacionados com a bicicleta, a sustentabilidade e a mobilidade ciclável e desenvolvemos várias atividades junto da comunidade”, refere Maria Miguel, presidente da Ciclaveiro, que aponta ainda a veloteca como um dos sucessos do projeto. Aqui, os associados podem encontrar um repositório de bicicletas e equipamentos, como alforges, capacetes ou cadeiras de criança para “experimentarem e perceberem se se conseguem adaptar antes de investirem na compra de um equipamento”.

“Não temos dúvidas que andar de bicicleta traz uma série de benefícios para a nossa vida. Não temos de procurar nem de pagar estacionamento e conseguimos estacionar à porta da mercearia, da loja ou do cinema”, conclui a presidente da associação.

Ver comentários
C-Studio