[weglot_switcher]

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 29 de agosto

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
29 Agosto 2022, 17h30

 

Ouça e acompanhe o podcast “JE Notícias” em:

Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts

 
https://open.spotify.com/episode/3sdROcYfK5F1rNp4v8YCzd?si=Txy8vO2KRoCi-DBmlPiB0w
 
O salário médio real cresceu apenas 5,2% ao longo de 16 anos, revela estudo da Gulbenkian. O salário médio descontado da inflação, era de 879 euros em 2002 e subiu para 925 em 2017, último ano da análise em questão.

Em 2010, verificou-se o pico do salário médio, quando este se fixava nos 966 euros. Desde 2015 a “quase-estagnação”, contribuiu para a descida do nosso país no ranking do salário anual médio da OCDE, sendo que, em 2019, Portugal ocupava a terceira pior posição de entre os países da União Europeia que integravam esse ranking, apontam os académicos.
 
https://open.spotify.com/episode/4hh4gJIz8Tm1G3LwzG6ffr?si=89bcPEjfRKOlxytRon3k5g
 
“Após um fim de semana repleto de negociações, posso anunciar que vamos convocar uma reunião extraordinária do Conselho da Energia. Iremo-nos reunir em Bruxelas no dia 09 de setembro”, anunciou o ministro da Indústria e Comércio da República Checa, Jozef Síkela, numa publicação na rede social Twitter.

Numa altura em que os preços da energia – especialmente do gás – batem máximos e em que a UE teme um corte no fornecimento energético russo devido à resposta europeia à guerra da Ucrânia, Jozef Síkela apontou ser necessário “reparar o mercado energético” comunitário.
 
https://open.spotify.com/episode/4BSjOQANlXRZGvB1iLOMYj?si=5NNWaPn3SQGTqRh93Fxv4A
 
A Alemanha e a Dinamarca têm um mega-projeto eólico offshore no valor de nove mil milhões de euros para reduzir a dependência energética da Rússia.

A Ilha Energética de Bornholm vai ficar localizada no Mar Báltico e vai ligar várias centrais eólicas marítimas e distribuir a energia produzida pelos dois países.
 
https://open.spotify.com/episode/3otaolXEeKuKUco5RvpWZ4?si=ZbZUMVx7RTypJjPhXr4drA
 
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, disse hoje que “está a caminho” a tão esperada missão de especialistas do órgão de vigilância da ONU à central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia.

“Chegou o dia”, escreveu Rafael Grossi na rede social Twitter, acrescentando que a “missão de apoio e assistência da AIEA, com sede em Viena, está agora a caminho”.
 
https://open.spotify.com/episode/4qqD4He5xCn3nPoUiXPVRg?si=v-uh6RSvRcqquJGACafzfw
 
Jorge Mendes voltou à carga e está a tentar colocar Cristiano Ronaldo no Chelsea, revela o jornal “Independent”.

O super-agente voltou a sondar Stamford Bridge sobre a possiblidade de contratar o jogador português, mas o treinador do Chelsea continua relutante no negócio.
 
https://open.spotify.com/episode/0m2peSZ5RDNYVUttsVtXEM?si=GrLUSPfJRJG1V0CIKeZPaw
 
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola aprovou a ata do resultado final das eleições numa reunião que decorreu esta madrugada e na qual se apurou que o MPLA arrecadou mais de metade dos votos reclamados.

Em declarações à Televisão Pública de Angola, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, indicou que foi aprovada a ata do apuramento nacional e que o resultado definitivo será divulgado pelo presidente da comissão durante um ato solene ainda a agendar.
 
https://open.spotify.com/episode/4JUHCDV36w0UuTkwyG7Q6I?si=zNLSUZPgRtS4qafc533NAg
 
A 18.ª edição da Universidade de Verão do PSD arranca hoje e prolonga-se até domingo, em Castelo de Vide (Portalegre), numa iniciativa tradicional de ‘rentrée’ dos sociais-democratas que não se realizou em 2020 e 2021 devido à pandemia.

A antiga líder centrista Assunção Cristas, o antigo presidente social-democrata Marques Mendes, e o socialista Francisco Assis são alguns dos oradores da edição deste ano que, como habitualmente, será encerrada no domingo pelo presidente do PSD, Luís Montenegro.
 
https://open.spotify.com/episode/3dhu3jZhypFGKXiP6BIeh8?si=X-83jwjhSGaYPySGzPB_OA
 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou ontem que “nenhum terrorista ficará sem resposta” pelos ataques a várias cidades do país e que as tropas russas sentirão “as consequências” das “ações futuras” das forças militares ucranianas.

No habitual discurso à nação, o presidente ucraniano disse que esteve reunido com representantes da Defesa e da Segurança Nacional ucranianas, tendo estado presentes ainda os chefes das Forças Armadas, dos Serviços Secretos, do Ministério do Interior e de “outras estruturas de áreas de Defesa” do Estado.
 
https://open.spotify.com/episode/0h0YL6MCW73EakJceut14f?si=p1A40EHkRG2pHV1y1WdQcQ
 
A Procuradoria para a Infância da Ucrânia denunciou hoje que, pelo menos, 379 crianças morreram e cerca de 733 ficaram feridas em ataques realizados pela Rússia desde o início da invasão da Ucrânia, no final de fevereiro.

A maioria das vítimas infantis, contando mortes e ferimentos, foi registada na região de Donetsk, com 388; Kharkov, com 202; a região da capital, Kiev, com 116; Chernigov (68); região de Lugansk (61); Kherson (55); Mikolaiv (67); Zaporijia (44); Sumy (17) e Zhytomyr (15).
 
https://open.spotify.com/episode/0aW9OKV5BU8Ru8uXDNxlxJ?si=PPhc41stQxq_2tlHGE1gmQ
 
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo entre Sérvia e Kosovo para encerrar a disputa pelo reconhecimento de documentos de identidade e disse que a sua organização “continua atenta” às tensões entre os dois países.

“Saúdo o acordo sobre a liberdade de circulação facilitado pela União Europeia entre o Kosovo e a Sérvia”, escreveu Stoltenberg na rede social Twitter, antes de encorajar o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Albin Curti, a “resolver as questões pendentes através de mais diálogo político”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.