Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno vê mais consolidação no setor da banca em Portugal

"A consolidação do sistema bancário [em Portugal] e o robustecimento das suas instituições são absolutamente cruciais", disse o governador do Banco de Portugal em entrevista à Reuters.

O supervisor liderado por Mário Centeno avisa que pode tomar medidas adicionais caso a recomendação não seja cumprida pelos bancos.
Sérgio Lemos
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 23 de Novembro de 2022 às 23:42

O governador do Banco de Portugal diz que é inevitável que haja uma consolidação adicional na banca do país. Em entrevista à Reuters, Mário Centeno sublinhou que o setor bancário "realizou progressos notáveis nos últimos anos, à medida que os bancos foram reforçando o seu capital e melhorando os perfis de risco, ao mesmo tempo que o crédito malparado [NPL] caiu para níveis praticamente em linha com a média europeia".

 

"Depois deste reforço, a consolidação do sistema bancário [em Portugal] e o robustecimento das suas instituições são absolutamente cruciais e é inevitável que o sistema, o mercado, enfrente isso", disse.

 

Em junho, o rácio do crédito malparado nos bancos portugueses estava em 3,4% dos empréstimos totais, contra 17,9% em meados de 2016.

 

"Embora esteja muito satifeito com a evolução, não podemos descansar. Temos de nos desafiar a nós mesmos", afirmou Centeno à Reuters.

 

Segundo o governador, "é importante que este amadurecimento ocorra com um contínuo processo de reforço das instituições em dimensão, capitalização e, sobretudo, na sua capacidade de responderem aos desafios da digitalização e ação climática, porque tudo isto passa pelos balanços dos bancos", salientou.

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Banco de Portugal NPL banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio