Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primeiro-ministro grego vence eleições sem maioria mas rejeita coligações

O partido conservador Nova Democracia do atual primeiro-ministro grego venceu as eleições este domingo com 41% dos votos mas ficou a seis lugares da maioria absoluta.

Reuters
Cláudia Arsénio 22 de Maio de 2023 às 00:26
Kyriakos Mitsotakis conseguiu alcançar a vitória este domingo nas eleições gregas. O partido conservador Nova Democracia obteve 41% dos votos e 145 lugares no parlamento, ficando a apenas seis dos 151 necessários para uma maioria. O partido venceu em todos os distritos eleitorais da Grécia menos um. 

O primeiro-ministro afirmou, no discurso da vitória, que os gregos querem dar ao Nova Democracia um novo mandato de quatro anos e afastou a ideia de coligações. "Temos a obrigação de estar à altura. Juntos vamos vencer a próxima batalha, que começa amanhã, para que nas próximas eleições uma Nova Democracia autónoma se confirme também matematicamente", disse aos apoiantes.

Na Grécia, a reforma eleitoral recente define que, nos próximos três dias, os três principais partidos terão de formar um governo de coligação. Se tal não acontecer, a presidente grega, Katerina Sakellaropoulou, terá de nomear um governo provisório para preparar novas eleições no início de julho. 

Em segundo lugar ficou o partido de esquerda Syriza, que governou a Grécia entre 2015 e 2019. O partido liderado pelo ex-primeiro-ministro Alexis Tsipras obteve 20% dos votos e 71 lugares no parlamento, um resultado descrito pelo próprio como "extremamente negativo".

Contudo, Tsipras tem ainda esperança numa segunda volta: "O ciclo eleitoral ainda não está terminado, é possível que haja uma segunda volta, portanto não temos o luxo do tempo. Temos de fazer já as mudanças necessárias para travar a próxima batalha eleitoral nas melhores condições possíveis".

Em terceiro lugar ficou o partido de centro-esquerda Pasok, com 12,1% e 43 deputados.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio